Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Relação Cuidado- Educação



Educação e cuidado devem ser práticas indissociáveis na educação Infantil, as crianças dessa faixa etária necessitam de maiores atenções para conseguirem manter-se fisicamente: cuidados com sua higiene pessoal, alimentação entre tantas outras, porém é importante visualizar esses momentos mais além de práticas de cuidado, mas também como momentos educativos.
Um banho, uma troca de fralda, uma ajuda na hora da criança se alimentar são momentos importantes e também dispositivos de troca de aprendizagem: mais do que ter uma necessidade satisfeita, a criança também supre a sua curiosidade e aprende.
Além da higiene, um banho pode proporcionar o conhecimento do próprio corpo, bem como uma troca de fralda. O ato de dar liberdade a criança de comer livremente proporciona que a criança conheça a textura de alimentos, temperaturas, sabores, cores e fazer uso da coordenação motora. Em variados  momentos, é possível dar a oportunidade à criança de interagir com o mundo à sua volta, explorando situações cotidianas.
Nesse sentido é necessário ampliar o leque de observações dessas atividades, muitas vezes banalizadas. É importante que os pais tenham conhecimento das atividades das crianças enquanto estão na instituição da Educação Infantil e os educadores devem propiciar e ao mesmo tempo estimular esses momentos.
Para Saber mais sobre o tema você pode ler:
Capítulo 36-  “Banho... Que delícia”, de Laudicéia Guimarães;
Capítulo 38 – “Comer, comer... comer, comer... é o melhor para poder crescer”, de Débora Cristina Pootto, Marisa Vasconcelos Ferreira e Rosa V. Pantoni, ambos se encontram no livro: Os fazeres na Educação Infantil, de Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitória, Adriano Gosuen e Ana Cecília Chaguri da Editora Cortez, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário