Educação
e cuidado devem ser práticas indissociáveis na educação Infantil, as crianças
dessa faixa etária necessitam de maiores atenções para conseguirem manter-se
fisicamente: cuidados com sua higiene pessoal, alimentação entre tantas outras,
porém é importante visualizar esses momentos mais além de práticas de cuidado,
mas também como momentos educativos.
Um
banho, uma troca de fralda, uma ajuda na hora da criança se alimentar são
momentos importantes e também dispositivos de troca de aprendizagem: mais do
que ter uma necessidade satisfeita, a criança também supre a sua curiosidade e
aprende.
Além
da higiene, um banho pode proporcionar o conhecimento do próprio corpo, bem
como uma troca de fralda. O ato de dar liberdade a criança de comer livremente
proporciona que a criança conheça a textura de alimentos, temperaturas,
sabores, cores e fazer uso da coordenação motora. Em variados momentos, é possível dar a oportunidade à
criança de interagir com o mundo à sua volta, explorando situações cotidianas.
Nesse
sentido é necessário ampliar o leque de observações dessas atividades, muitas
vezes banalizadas. É importante que os pais tenham conhecimento das atividades
das crianças enquanto estão na instituição da Educação Infantil e os educadores
devem propiciar e ao mesmo tempo estimular esses momentos.
Para Saber mais sobre o tema você pode ler:
Capítulo
36- “Banho... Que delícia”, de Laudicéia
Guimarães;
Capítulo
38 – “Comer, comer... comer, comer... é o melhor para poder crescer”, de Débora
Cristina Pootto, Marisa Vasconcelos Ferreira e Rosa V. Pantoni, ambos se
encontram no livro: Os fazeres na Educação Infantil, de Maria Clotilde
Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitória, Adriano Gosuen e Ana Cecília
Chaguri da Editora Cortez, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário