Ninguém
gosta de ser pai de criança mordida e nem passar pelo constrangimento de serem
pais da criança “mordedora”. Mas o que, ou melhor, o que querem dizer as
mordidas?
A
boca é um dos primeiros meios de comunicação da criança, também é uma forma de
explorar o mundo, de satisfazer curiosidades e também conhecer novas sensações
como susto e dor, muitas vezes é comum a criança querer repetir seu
experimento!
A
mordida é comum em crianças entre 01 ano, indo até por volta dos 2/3 anos. Os
pequenos mordem por diversos motivos: seja irritação, por falta de sono ou
estresse, como defesa ou até mesmo como uma maneira de se comunicar e
apresentar suas vontades. Não há receitas para acabar com as mordidas, a forma
como se lida com essa situação é que define melhorias até que essa forma de
comunicação cesse.
Prover
uma rotina que contemple o sono de forma satisfatória, uma observação
individualizada, diversificação de atividades em diferentes e amplos espaços,
proporcionais ao número de crianças e também a contínua explicação sobre a dor
que a mordida causa nos outros são atitudes que podem reduzir casos de mordidas
em sala.
Sabemos
que os pais muitas vezes se sentem tanto constrangidos quanto irritados quando
o assunto tratado é a mordida, mas é necessário que tenham a consciência que
esse é um processo que, se não todas, boa parte das crianças de uma turma
passará por essa fase e que cada criança reagirá de uma forma ao “ataque dos
dentinhos”. O que não pode acontecer é que se coloque rótulo de “criança
mordedora”, pois isso funciona como um incentivo e se reforça o ato de morder.
Para saber mais sobre o tema você pode ler:
Capítulo 51- “Mordidas: agressividade ou aprendizagem?” De Ana
Maria Mello e Telma Vitória, que se encontra livro: Os fazeres na Educação
Infantil, de Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitória,
Adriano Gosuen e Ana Cecília Chaguri da Editora Cortez, 2009.
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