As
crianças, principalmente entre os 3 a 5 anos, tem muita curiosidade sobre o
corpo e sobre as diferenças sexuais. Na fase dos “porquês” é quando mais aflora
a curiosidade infantil, sobretudo sobre a sexualidade.
Momentos
como o do banho, da troca de fralda, por exemplo, instigam muito a curiosidade,
principalmente quando as crianças vão percebendo as diferenças entre si e o
sexo oposto. Conforme a criança cresce, vai descobrindo mais de seu corpo e
passa a observar o outro, a tocar a si próprio e o outro, mas esses atos muitas
vezes são vistos como constrangedores por pais e educadores, que não sabem como
lidar com essa situação.
Responder
o que as crianças perguntam sem respostas ilusórias, fantasiosas ou
mirabolantes: a honestidade é o que importa, a criança precisa se sentir
segura, sabendo que receberá respostas verdadeiras. A criança precisa receber
respostas para aquilo que pergunta e não mais que isso, para que sane sua
curiosidade e se dê por satisfeita.
É
de suma importância que pais e educadores debatam sobre o tema de forma aberta,
busquem o consenso sobre as informações a serem transmitidas à criança, sempre
visando uma formação consciente e eficiente.
Para saber mais sobre o tema você pode ler:
Capítulo
15 – Conversando sobre sexualidade, das autoras Rosa V.Pantoni, Débora Cristina
Piotto e Telma Vitória, que se encontra no livro: Os fazeres na Educação
Infantil, de Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitória,
Adriano Gosuen e Ana Cecília Chaguri da Editora Cortez, 2009.
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