Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Lidando com a Sexualidade



As crianças, principalmente entre os 3 a 5 anos, tem muita curiosidade sobre o corpo e sobre as diferenças sexuais. Na fase dos “porquês” é quando mais aflora a curiosidade infantil, sobretudo sobre a sexualidade.
Momentos como o do banho, da troca de fralda, por exemplo, instigam muito a curiosidade, principalmente quando as crianças vão percebendo as diferenças entre si e o sexo oposto. Conforme a criança cresce, vai descobrindo mais de seu corpo e passa a observar o outro, a tocar a si próprio e o outro, mas esses atos muitas vezes são vistos como constrangedores por pais e educadores, que não sabem como lidar com essa situação.
Responder o que as crianças perguntam sem respostas ilusórias, fantasiosas ou mirabolantes: a honestidade é o que importa, a criança precisa se sentir segura, sabendo que receberá respostas verdadeiras. A criança precisa receber respostas para aquilo que pergunta e não mais que isso, para que sane sua curiosidade e se dê por satisfeita.
É de suma importância que pais e educadores debatam sobre o tema de forma aberta, busquem o consenso sobre as informações a serem transmitidas à criança, sempre visando uma formação consciente e eficiente.

Para saber mais sobre o tema você pode ler:
Capítulo 15 – Conversando sobre sexualidade, das autoras Rosa V.Pantoni, Débora Cristina Piotto e Telma Vitória, que se encontra no livro: Os fazeres na Educação Infantil, de Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitória, Adriano Gosuen e Ana Cecília Chaguri da Editora Cortez, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário